Conheça o A.R.A de Congonhinhas...


O QUE É O A.R.A

A associação de Recuperação do Alcoólatra se define como uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolverem seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.


O que é  alcoolismo


O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. O alcoolismo é um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz custos. Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados.

Normalmente os alcoólicos têm dificuldades em cumprir os seus deveres profissionais. O álcool provoca acidentes de visão, diminuindo o campo de visão da pessoa.

Apesar do abuso do álcool ser um pré-requisito para o que é definido como alcoolismo, o seu mecanismo biológico ainda é incerto. Para a maioria das pessoas, o consumo de álcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vício. Outros fatores geralmente contribuem para que o uso de álcool se transforme em alcoolismo. Esses fatores podem incluir o ambiente social em que a pessoa vive, a saúde emocional e psíquica, e a predisposição genética.

O tratamento do alcoolismo é complexo e depende do estado do paciente e de seu engajamento no processo de cura.




Efeitos fisiológicos do alcoolismo

O consumo excessivo de álcool leva a uma degradação do etanol em etanal pelo fígado, fato que consome NAD+ formando NADH. Na segunda reação para a formação de acetato também há consumo de NAD+ e formação de NADH, dessa forma o ciclo de Krebs (dependente de NAD+) é diminuído pela falta de NAD+, aumentando portanto o metabolismo anaeróbico das células, o que irá produzir mais ácido lático no organismo. Esse excesso de ácido lático no organismo compete com a excreção de urato contribuindo para o aumento de ácido úrico no sangue, o qual irá precitar em articulações gerando uma doença conhecida como gota.

O conjunto de efeitos fisiológicos sentidos após excessivo consumo de álcool é conhecido como veisalgia, popularmente chamada de "ressaca".

Alcool no sangue

Alcool no sangue
Alcool no sangue (gramas/litro)
Estados
Sintomas
0,1 a 0,3
Sobriedade
Nenhuma influência aparente
0,3 a 0,9
Euforia
Perda de eficiência, diminuição da atenção, julgamento e controle
0,9 a 1,8
Excitação
Instabilidade das emoções, descoordenação muscular. Menor inibição. Perda do julgamento crítico
1,8 a 2,7
Confusão
Vertigens, desequilíbrio, dificuldade na fala e distúrbios da sensação.
2,7 a 4,0
Estupor
Apatia e inércia geral. Vômitos, incontinência urinária e fezes.
4,0 a 5,0
Coma
Inconsciência, anestesia. Morte
Acima de 5,0
Morte
Parada respiratória

Observações: Em média 45 gramas de etanol (120 ml de aguardente), com estômago vazio, fazem o sangue ter concentração de 0,6 a 1,0 grama por litro; após refeição a concentração é de 0,3 a 0,5 grama por litro. Um conteúdo igual de etanol, sob a forma de cerveja (1,2 litros), resulta 0,4 a 0,5 gramas de etanol por litro de sangue, com estômago vazio e 0,2 a 0,3 gramas por litro, após uma refeição mista.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcoolismo

Um simples exame de sangue poderá determinar se uma pessoa tem ou não tendência para se tornar alcoólatra. Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, em Madison, Estados Unidos, descobriram que um derivado do álcool denominado fosfa-tidiletanol serve como um excelente traçador da doença.
     Em um estudo piloto, foram feitos exames de sangue em 25 homens alcoólatras, com idades entre 18 e 52 anos, e em 24 homens não-alcoólatras, sem histórico da doença na família, entre 20 e 48 anos.
     Quase metade dos alcoólatras apresentaram no sangue níveis bastante elevados da substância, em relação a outros alcoólatras e aos não-alcoólatras. Diz o chefe das pesquisas, Gerald Mueller, que as altas taxas do fosfatidiletanol encontradas em alcoólatras podem indicar uma maior propensão - por herança genética - para a produção da substância entre os membros deste grupo.
       Fonte: Super Interessante 

SE VOCÊ QUER BEBER O PROBLEMA É SEU, MAS SE QUER PARAR O PROBLEMA É NOSSO.


A.R. A


ASSOCIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE ALCOOLATRAS


REUNIÕES


TODAS AS QUINTAS-FEIRAS


AS 20:00


NO SALÃO DA IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA


CENTRO DE CONGONHINHAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário